Como escolher um tema para meu blog

Você está começando um blog ou já tem um, mas não consegue como escolher um tema para meu blog seja um sucesso. Provavelmente você terá que decidir entre temas grátis WordPress ou Temas Premium. Muitas vezes os usuários passam dias, semanas e até meses procurando algo adequado e procuram até mesmo ajuda de terceiros para essa difícil tarefa. Neste artigo, vamos fornecer dicas pra ajudar a você como escolher o melhor tema WordPress para o seu site. No final, você saberá o que procurar e o que você deve evitar em sua busca.

Tema grátis para WordPress contra o tema pago WordPress

Uma das principais razões pelas quais um grande número de usuários escolhem um Tema pago para WordPress é que ele lhe trará ajuda na instalação ou digamos assim: você terá suporte do desenvolvedor.

Já os temas gratuitos, você provavelmente não terá nenhum tipo de suporte, os recursos serão limitados além de muitas vezes estarem desatualizados para as novas versões do WordPress

Por outro lado, quando você paga por um tema Premium WordPress, você tem suporte, na maioria possuem documentação e certamente estará atualizado para a versão mais recente de seu WordPress.

Algumas lojas onde você pode comprar um tema, podem ainda ir além e oferecer vídeo tutoriais, conteúdo demo, e até mesmo um serviço de instalação de blog.

Além disso, os temas premium vão tornar o seu site mais original porque os temas livres estão sendo usados por todos.

Tema Premium contra Tema exclusivo elaborado para seu Website

Temas Premium como dito acima possuem muitas vantagens em relação ao gratuito, porem na grande maioria possuem documentação em inglês, e configurações muitas vezes desnecessárias para seu site. Além disso o desenvolvedor não sabe para que site ele será usado e por isso faz um tema com foco para um tipo de projeto, exemplo: Business. E Cria um tema fantástico para funcionar em muitos tipos de projetos, mas essa programação toda tem seu lado ruim, que é muitas vezes é uma grande quantidade de recursos desnecessários, que acabam até trabalhando, toda essa quantidade de recursos torna o tema pesado, com muitos arquivos consumindo grande quantidade de memória do servidor.

Muitos clientes hoje estão optando por contratar um profissional ou empresa para criar um tema para seu site, são temas exclusivos com foco no seu projeto e personalizados conforme sua necessidade.
Estes Temas não terão nenhuma das desvantagens citadas acima, pois será desenvolvido com foco para seu projeto, e terá os recursos específicos que seu site ou blog necessita.
Além disso na hora da instalação e configurações, normalmente é feita pelo programador, e você recebe o tema instalado e configurado no seu site.

Isso não é ótimo?
Até ai esta é a melhor opção, mas agora vem o detalhe. Você precisa escolher bem a empresa ou o programador para que execute este trabalho para você, caso contrário isso também gerará desgastes, além disso você precisa se atentar ao valor, pois a criação de um tema exclusivo para um site necessariamente é menos em conta.

Sabendo tudo isso o que mais você precisa saber?
1- Design do site
• O Design precisa ser moderno e esteticamente agradável, pois caso seja algo que está fora da moda agora, daqui 6 meses ou um ano estará completamente desatualizado visualmente.
• Vocês necessariamente precisarão gostar do visual, pois você e sua equipe não vão se sentir confortável em publicar e trabalhar num modelo esteticamente não amistoso ao seu olhar.
• O leiaute precisa ter uma boa combinação de cores.
• Tipografia de qualidade e compatível com sua área de atuação ou tipo de leiaute.
• Visual do site não necessariamente precisa ser fantástico, ele sendo agradável, com boa disposição dos elementos é o suficiente, lembre-se que o conteúdo do site é verdadeiramente o principal do site, e não o tema.

Então se você tiver um tema agradável, com harmonia e consistência que atrai seus usuários e ainda conteúdo de qualidade, certamente você esta no caminho para atingir seus objetivos de negócios.

2- Recursos vs Visual

A principal diferença entre os temas do WordPress e plugins é que os temas vão lidar com a parte da visual do seu site e plugins lidar com a funcionalidade.

No entanto, o mercado temático premium do WordPress é altamente competitivo e, às vezes, os desenvolvedores de temas não podem resistir à tentação de adicionar mais funcionalidades de plug-in em seus temas.

Por que isso é considerado má prática?

Quando um tema do WordPress atravessa no território do plugin, torna-se difícil mudar de tema .
Shortcodes definidos pelo tema também irá parar de funcionar se você mudar o tema.

Por outro lado, existem temas do WordPress que se comportam exatamente como um plugin. Oferecendo funcionalidade necessária para criar sites de nicho muito específicos. Por exemplo, temas imobiliários ou temas de hotel . Alguns destes temas são realmente úteis, mas se você estiver indo para usar esses temas, então você precisa entender que será difícil mudar de tema mais tarde porque outros temas podem não ter a funcionalidade semelhante.

Mas por outro lado, quantidade de Plugins que você usa está verdadeiramente relacionada ao desempenho de seu site, quanto mais Plugins você tiver, mais lento seu site ficará. Então se você tem um tema que evita plugins, apesar de ser mais difícil a substituição do tema daqui a alguns anos, se tem uma grande vantagem que é a otimização dos recursos.
Em relação utilização de Plugins também existem outras desvantagens e benefícios que poderiam ser cogitados, como a questão das atualizações, mas não é o foco deste post.

 

3- Segurança e desempenho

Muitas pessoas iniciantes no mundo WordPress não prestam muita atenção à velocidade e boas práticas de codificação ao escolher um tema premium.

Na pressa em ter um site bonito e moderno, muitas vezes vejo pessoas optarem por temas com quantidades insana de recursos que pode custar-lhe problemas de velocidade e desempenho.
Agora o problema é que a maioria dos usuários de nível iniciante não tem as habilidades para estudar código. Então, como você saberá o que adquirir?

Minha dica:
Quanto mais recursos tiver o tema mais suscetível a problemas, então digo a melhor opção é que se você pode optar por um tema com apenas os recursos essências para seu blog faça isso, pois teoricamente seu site será mais rápido e necessariamente terá menos chances de ter bugs e vulnerabilidades.
Já ouviu aquela frase: ”Mais é menos”.

 

4- Verificação de compatibilidade

Antes de começar a procurar um tema, reserve alguns minutos para anotar todos os recursos que você está procurando. Por exemplo:

Você precisa de suporte ao eCommerce?
Qual a versão do seu WordPress, lembre-se, é altamente recomendável você ter a mais recente.
Você precisa de um tema traduzido, ou com suporte a tradução?
Suporte BuddyPress ou bbPress
Quaisquer outros plugins que você possa estar usando
Compatibilidade do tema → Plugins
Você precisa ter certeza de que você está investindo seu dinheiro no lugar certo.

Resumindo
Como escolho o tema ideal?
Verdadeiramente não é uma tarefa fácil, eu sei! Mas basicamente você precisa gostar de seu tema, ele precisa ser leve e rápido, o código atualizado e compatível com seu WordPress/Plugins e ainda saber que uma quantidade infinita de recursos nem sempre é uma vantagem.

Um bom tema WordPress iria ajudá-lo a construir facilmente um site de alta qualidade.
No entanto, ainda há muitas coisas que você pode fazer para melhorar seu site, acompanhe nosso blog e você sempre terá muitas dicas para ajudar você.

Esperamos que este post o possa ajuda-lo a escolher o seu tema para WordPress.

Categorias
Compartilhe